O relatório

Perfil  

Pelo quarto ano consecutivo, a Triunfo publica seu Relatório de Sustentabilidade de acordo com as orientações da Global Reporting Initiative (GRI) – uma organização sem fins lucrativos que, por meio de uma série de diretrizes, já contribuiu para a publicação de mais de 28 mil relatórios, de 6,9 mil organizações, em todo o mundo.

 

A edição de 2014 do Relatório Triunfo de Sustentabilidade traz informações sobre a forma de gestão da Companhia e seu desempenho ambiental, social e econômico relativas ao período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014. A publicação apresenta o desempenho da Triunfo Participações e Investimentos, com sede em São Paulo (SP), e das empresas que compõem a maior parte de seu faturamento e concentram a maioria de suas operações: Aeroportos Brasil Viracopos, Concer, Portonave, Rio Bonito, Rio Guaíba, Rio Tibagi, Triunfo Concebra, Triunfo Concepa, Triunfo Econorte, Triunfo Rio Canoas e Triunfo Rio Verde (veja mapa na página A Triunfo).   G4-28

  

O Relatório de Sustentabilidade da Triunfo segue, pelo segundo ano consecutivo, a versão mais recente de diretrizes propostas pela GRI, a G4. O escopo de adesão às diretrizes escolhido pela Companhia foi o “Essencial”, com verificação externa.   G4-32

 

 

Publicação anual

 

A Triunfo publica Relatórios de Sustentabilidade com periodicidade anual. Acesse a edição anterior do Relatório de Sustentabilidade da Companhia, referente ao ano de 2013 e publicada em abril de 2014. Considerações sobre o relatório podem ser enviadas para comunicacao@triunfo.com.   G4-29   G4-30   G4-31

 

 

Verificação externa

 

A EY foi a auditoria contratada para realizar a verificação externa do Relatório de Sustentabilidade 2014 da Triunfo. Confira a Carta de Asseguração emitida pela empresa aqui.

 

A inclusão da auditoria externa no processo de produção do relatório ratifica o compromisso da Triunfo com a evolução contínua da publicação, de modo a oferecer informações relevantes à compreensão de seus negócios pelos diferentes públicos com os quais interage. Assim, o Relatório de Sustentabilidade figura como uma importante ferramenta para estabelecer metas, aferir desempenho e gerir mudanças para tornar as operações da Companhia cada vez mais sustentáveis.   G4-33

  

    +INDICADORES GRI
    Os indicadores GRI serão destacados, ao longo do relatório, logo após o parágrafo que apresenta as informações sugeridas pelas diretrizes. A localização das respostas aos indicadores também pode ser conferida no Índice Remissivo.

Engajamento de stakeholders  

A quarta geração de diretrizes da GRI enfatiza a necessidade de as organizações concentrarem o processo de elaboração do relatório – e, por consequência, o produto final – nos temas relevantes tanto para suas atividades quanto para seus stakeholders. O caminho para a definição desses temas passa, necessariamente, pelo engajamento dos públicos de interesse, a fim de identificar impactos e mapear as demandas de informação.

 

Alinhada a essas recomendações, a Triunfo promoveu nove painéis de engajamento, que reuniram 183 stakeholders de sete grupos distintos, identificados por suas empresas como os mais relevantes entre os públicos de relacionamento da Companhia. Chamados de Painel Triunfo de Sustentabilidade e conduzidos por uma consultoria especializada, os encontros foram realizados nas cidades de Porto Alegre (RS), Navegantes (SC), Londrina (PR), São Paulo (SP), Campinas (SP), Petrópolis (RJ), Uberaba (MG), Caçu (GO) e Goiânia (GO). Foi a primeira vez que a Companhia promoveu eventos desse gênero para discutir temas relativos à sustentabilidade junto a seus stakeholders.   G4-25

 

 

 

 

    +TRABALHO EM EQUIPE
    O Relatório de Sustentabilidade 2014 da Triunfo foi elaborado com a participação de uma equipe multidisciplinar, envolvendo cerca de 140 profissionais vinculados às empresas Triunfo.

    O Presidente do Conselho de Administração e o Comitê Triunfo de Sustentabilidade analisaram e aprovaram o conteúdo deste relatório.

G4-48

 

Cada Painel foi planejado de acordo com o perfil da empresa e seu segmento de atuação, mas seguiu uma metodologia preestabelecida, que incluía a contextualização da sustentabilidade, a identificação de impactos do negócio e a consulta sobre as informações mais relevantes a serem divulgadas pela Triunfo – as quais definiram os tópicos deste Relatório. Essa consulta foi realizada por meio da aplicação de questionários que apresentavam aspectos e indicadores pré-selecionados pelo Comitê Triunfo de Sustentabilidade, a fim de verificar seu grau de relevância para cada grupo de stakeholders.   G4-26   G4-27

 

 

Públicos engajados

G4-24

 

Principais impactos identificados pelos stakeholders

 

 

 

Definição dos temas materiais

G4-18   G4-19

 

O mesmo questionário aplicado aos stakeholders foi respondido por cinco pessoas que ocupam postos-chave na Triunfo, as quais exercem forte influência sobre a estratégia de sustentabilidade da Companhia. Cruzadas com o resultado dos painéis, as respostas dessa consulta deram origem a uma matriz de relevância preliminar, que foi submetida aos testes de materialidade sugeridos pela GRI.

 

O processo de definição dos temas prioritários, ou seja, mais materiais, envolveu, ainda, a avaliação de documentos de referência sobre assuntos relacionados, produzidos por instituições diversas, tais como Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Instituto Ethos, International Integrated Reporting Council (IIRC), Instituto Acende Brasil e a própria GRI. Em complemento, foram realizadas análises comparativas com três empresas que atuam nos mesmos setores em que a Triunfo está presente. Além disso, foram fundamentais à definição da materialidade os princípios do Pacto Global, do qual a Companhia é signatária, e a Política Triunfo de Sustentabilidade, atualizada em 2014. Temas mencionados tanto no Pacto quanto na Política estão presentes na matriz de relevância, direta ou indiretamente.

 

Esse trabalho definiu os aspectos mais relevantes a serem relatados nesta publicação, atendendo aos interesses da organização e de seus stakeholders, conforme apresenta a matriz a seguir.

 

Matriz de relevância

G4-20   G4-21

Agradecimentos  

A Triunfo Participações e Investimentos agradece a todos os envolvidos na produção deste Relatório, assim como aos stakeholders que participaram dos Painéis Triunfo de Sustentabilidade em 2014, contribuindo para a melhoria contínua deste documento.

 

Fundamentais à elaboração do relatório e ao desempenho da Triunfo, nossos profissionais são homenageados nas aberturas de capítulos deste Relatório. Além do empenho para contribuir com o desenvolvimento do Brasil, os selecionados para representar seus colegas têm outro aspecto em comum com a Triunfo: levam no nome uma de suas principais características.

Expediente  

Coordenação geral

 

Triunfo Participações e Investimentos

Mariana de Souza Viel e Mayara Bertacini Justo da Rocha
(Departamento de Comunicação e Sustentabilidade)

 

 

Produção

 

 

Consultoria GRI, textos, edição,
projeto gráfico, diagramação e versão online

 

Equipe

Débora Horn

Bruna de Paula

Vanessa Colla

Fabrício Silva

Francisca Nery

Sérgio Ribeiro

Thiago Soares

Douglas da Silva

 

Verificação externa

EY

 

Tradução

Green Associados

 

Imagens

Acervo Triunfo Participações e Investimentos e empresas

 

Artes de aberturas de páginas

Master Comunicação